Sobre Nós

Este site foi desenvolvido pela pesquisadora Luciana Dadalto com o objetivo de alimentar a discussão acerca do Testamento Vital no Brasil.

A pesquisadora é advogada e coordena o departamento de Direito Médico, Odontológico e Hospitalar da Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados (www.mercedo.com.br). É  doutora em Ciências da Saúde pela faculdade de Medicina da UFMG, mestre em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas. Gprofessora de faculdades de Belo Horizonte e dos cursos de pós graduação do Instituto Paulista de estudos Bioéticos e Biojurídicos. Autora dos livros Testamento Vital, publicado pela editora Lumen Juris, já em segunda edição; Diretivas Antecipadas para tratamento médico: um estudo comparado entre o direito brasileiro e o argentino, publicado pela Facultad de Derecho da Universidad de Mar del Plata e coordenadora dos livros Dos Hospitais aos Tribunais, publicado pela editora Del Rey, e "Diretivas Antecipadas de Vontade: ensaios sobre o direito à autodeterminação!, publicado pela editora Letramento, além de diversos artigos publicados em livros e nas melhores revistas especializadas no tema. Link para o curriculum lattes:http://lattes.cnpq.br/2434143079314894.

Países como Estados Unidos, Espanha, Portugal, Argentina e Uruguai já possuem legislação específica sobre o tema. No Brasil, foi editada recentemente uma resolução sobre o testamento vital pelo Conselho Federal de Medicina, mas inexiste, até o momento, lei sobre o tema.  

Aqui será um espaço de discussão acerca da temática. De publicação de trabalhos realizados, de coleta de dados, mas, principalmente, um espaço cujo objetivo é se transformar no primeiro arquivo nacional de testamento vital do Brasil. Ou seja, nosso propósito é que toda pessoa que fizer um testamento vital nos envie uma cópia digital e deixe arquivado em nosso site. Para o envio é necessário um cadastro prévio, com a criação de um login e uma senha. Assim, caso a pessoa deseje, pode passar estes dados para um responsável por informar à família e aos médicos acerca da existência deste documento e como acessá-lo. Contudo, recomendamos que o testamento vital seja registrado também num cartório de notas à escolha do declarante.

Testamento Vital © 2013
contato@testamentovital.com.br